Marau é Lugar de Gente Feliz!

Mais um dia 28 de fevereiro se aproxima e isso significa que é, novamente, tempo de aniversário em Marau. Felicidade combina muito com celebração, mas infelizmente nesse ano, não teremos festa de aniversário. Porém, podemos relembrar algumas características da cidade que nós amamos tanto. Vamos lá?

 

Por que Marau é uma cidade tão boa para se viver?

Não cansamos de relembrar que Marau já foi eleita a 5ª melhor cidade de pequeno porte para se viver no Brasil. Realmente é um fato incrível, mas o que fez a cidade receber esse posto, concorrendo com cidades do país inteiro? É que aqui, o índice de desenvolvimento humano, os índices de geração de emprego e renda e o nível de educação, são altos. Para se ter uma ideia, só na rede municipal de ensino, são mais de cinco mil crianças e jovens matriculados. 

Marau é considerado um dos municípios mais promissores do Rio Grande do Sul. É destaque no país e fora dele também. Muitas empresas genuinamente marauenses são exportadoras de seus produtos, para várias partes do mundo. Localizado no Norte do Rio Grande do Sul, dentro da região conhecida como Planalto Médio, a cidade tem uma área de mais de 650 quilômetros quadrados.

Colonizado por imigrantes italianos, em 1904, foi transformado em município no dia 28 de fevereiro de 1955. Hoje, conta com uma população superior a 40 mil habitantes, entre nativos e pessoas vindas de diferentes localidades –inclusive uma nova onda migratória com os haitianos, senegaleses e venezuelanos que aqui se estabelecem em busca de uma vida melhor.

As empresas instaladas em Marau atendem aos mais diversos setores, entre eles, alimentos, couros, equipamentos para avicultura e suinocultura, metal mecânico, móveis, além do crescimento marcante do setor da construção civil e de, enfim, uma infinidade de segmentos. Boas ideias surgem em Marau! A palavra que mais combina com a cidade é: empreendedorismo.  E tem mais! Mundo afora, tem muitos marauenses se destacando em diferentes áreas.

No cenário cultural Marau ganha vida com o Coral Alegria Franciscana, Banda Santa Cecília, Banda Gato Preto e tantos outros talentos que nos enchem de orgulho. Aqui, temos grupos folclóricos, entidades tradicionalistas e eventos culturais como o Cultura 24 Horas, que revela à população talentos incríveis em diversas áreas artísticas, como pintura, ilustração, música, escultura, teatro.

A cidade também possui riqueza e diversidade nas comidas, nas bebidas e nas belezas naturais vindas do meio rural. Marau possui muitas famílias que vivem da agricultura familiar através da produção de grãos, leite, aves e suínos a várias gerações. No turismo a Rota das Salamarias e o Caminho das Águas e Sabores, são trajetos rurais belíssimos. Temos o turismo religioso! Você sabia que a maior imagem de Santa Catarina está em Marau? Sim. Do alto de um dos morros do Bairro Constante Fuga, ela abraça a cidade. Temos o Santuário de Lourdes, um ambiente que nos remete à paz. 

Marau também é uma das maiores cidades produtoras de salame da América Latina e a segunda maior de leite do estado. Não é a toa que somos a Capital Nacional do Salame. Ah!!! E somos também a Capital Estadual do Karatê. Marau também respira esporte e temos muitos atletas, de diferentes modalidades esportivas, vistos como referência.

Marau é lugar de gente feliz e referência em modernidade e qualidade de vida. Através de ações sustentáveis, é uma cidade moderna que investe em mobilidade urbana, projetos de segurança, limpeza e revitalização dos espaços públicos.

Qualidade de vida, através das unidades de saúde com serviços gratuitos para toda a população de Marau. Assim como o transporte que é disponibilizado com custos baixíssimos aos universitários.

Marau expressa a vitalidade na força dos empreendedores, na força das indústrias e dos cidadãos que fazem de Marau uma das cidades que mais crescem no estado do Rio Grande do Sul.

Esses são alguns fatores que podem explicar a crescente que Marau se encontra. E você, tem algum outro ponto de vista sobre a cidade? Deixe seu comentário abaixo. 🙂

 

Os dados utilizados no texto foram retirados do site da prefeitura: http://www.pmmarau.com.br/conheca-marau/historia-de-marau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *