65 Curiosidades de Marau!

Conversamos com a população de Marau e separamos 65 curiosidades e fatos sobre a história de nossa cidade, bora conferir?

 

1 – A foto da página inicial da Marodim foi feita pelo César Cristani.

 

2 – Marau herdou esse nome devido ao Cacique Maraú, que residia na região. Ele pertencia à tribo dos Índios Coroados.

 

3 – O Rio Marau, que rodeia a cidade, tem esse nome devido ao Cacique Maraú ter falecido em suas margens.

 

4 – Marau começou a ser povoado em 1904 e uma das primeiras localidades habitadas hoje é conhecida como a Comunidade do Tope.

 

5 – No dia 28 de Fevereiro de 1955 o município de Marau foi oficialmente instalado e esta data foi abraçada como seu aniversário.

 

6 – Marau já foi distrito de Passo Fundo, denominado de 5º Distrito de Passo Fundo, com sede onde hoje é a Comunidade do Tope.

 

7 – A Comunidade do Tope, primeiro núcleo populacional de Marau, possuía 2.500 habitantes.

8 – No inverno de 1965, entre agosto e setembro, nevou na cidade de Marau. (Inclusive com registros fotográficos lindos!

 

9 – Marau tem um total de 54 comunidades. São 28 no meio rural e 26 na área urbana.

 

10 – Marau possui o maior evento cultural do Rio Grande do Sul, o Cultura 24 horas.

11 – A primeira máquina de sorvete expresso instalada no Rio Grande do Sul foi em Marau, através da Xôk’s.

 

12 – Em 1923 nasceu o Frigorífico Borella, em 1985 ele foi adquirido pela Perdigão Agroindustrial S.A. e hoje é uma das principais unidades da BRF S.A

 

13 – Um dos fundadores do Frigorífico Borella foi o Senhor Júlio Borella, que dá nome à principal avenida da cidade, a Avenida Júlio Borella.

 

14 – A Igreja Matriz Cristo Redentor de Marau foi inaugurada em 1941. Apresenta uma mescla de estilos: Gótico e Romano.

 

15 – Elpídio Fialho foi o primeiro médico de Marau. Ele dá nome à praça central, um dos principais cartões postais do município.

 

16 – A maior estátua de Santa Catarina do Brasil, está localizada em Marau, no Bairro Fuga. Ela é a padroeira do bairro.

 

17 – Marau já teve um dos maiores cinemas da região. O nome era Cine Vogue.

 

18 – Marau destaca-se pelo seu polo industrial no cenário estadual, nacional e internacional, e as empresas instaladas atendem aos mais diversos setores, entre eles, alimentos, couros, equipamentos para avicultura e suinocultura, metal mecânico e em crescimento o setor da construção civil. A agricultura familiar também é relevante, através da produção de grãos, leite, aves e suínos.

 

19 – A Fuga Couros S/A, originalmente Curtume Marauense LTDA, foi fundada por José Fuga no ano de 1947, sendo mais antiga que a própria cidade de Marau.

 

20 – O CTG Felipe Portinho, foi o pioneiro do Movimento Tradicionalista em Marau. A sua criação foi no dia 08 de fevereiro de 1958.

21 – Já o CTG Sentinelas do Pago foi fundado em 27 de junho de 1965 por um grupo de marauenses liderados por Alberto Borella. 

 

22 – A Casa da Cultura de Marau é o maior auditório do estado do Rio Grande do Sul.

 

23 – O Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon é o parque de eventos do município. Ele recebe o nome do primeiro prefeito de Marau, após a emancipação. 

 

24 – Em 30 de Dezembro de 1975 um grupo de empresários, entre eles os irmãos Antônio Roso e Ari Roso, fundaram a Metalúrgica Acovila LTDA, que hoje é conhecida como Metasa S/A, indústria metalúrgica.

 

25 – O Restaurante Romani abriu suas portas (e cozinha) para o público no ano de 1979, e até hoje é aclamado por toda a população “Marauvilhosa”.

 

26 – Em 2010 aconteceu a 1ª edição do Festival Nacional do Salame, hoje já faz parte da vida de Marau e integra o calendário oficial de eventos do município e também do Rio Grande do Sul, reforçando e consolidando Marau como a Capital Nacional do Salame e divulgando a Rota das Salamarias.

 

27 – Marau e a cidade italiana de Isola Vicentina possuem acordo de gemellaggio (cidades irmãs). Marau também tem acordo de cidade amiga com Mühlhausen, na Alemanha. A cada ano, uma das três cidades sedia a Festa do Gemellaggio.

 

28 – Marau já teve cinco distritos: Vila Maria, Camargo, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada e Gentil. Hoje, esses municípios formam a Comarca de Marau.

 

29 – Marau possui duas rotas de turismo rural: Rota das Salamarias e Rota das Águas e Sabores.

 

30 – A Rota das Salamarias se constitui de 13 propriedades produtoras de salame, queijo, vinhos e leite.

 

31 – A Expomarau ocorre na cidade desde 1981, em um período de 2 anos entre cada edição.

 

32 – Marau já teve uma pedreira por muitos anos na região central da cidade, hoje está desativada e está em construção um loteamento no local.

 

33 – A primeira pastelaria de Marau foi a conhecida por todos, Dona Lurdes, que até hoje atende na Av. Júlio Borella.

34 – Uma parte da Barragem do Capinguí (Usina Hidrelétrica Capinguí) está localizada no município de Marau. Também pertence aos municípios de Passo Fundo e Mato Castelhano.

 

35 – Marau já foi chamada de Capital Estadual do Motocross por possuir uma série de pilotos campeões e uma das principais pistas do Estado. Este ano, voltará a sediar etapas oficiais de campeonatos da Federação Gaúcha de Motocross.

 

36 – Marau é atualmente a Capital Estadual do Karatê.

 

37 – Marau já foi campeã gaúcha de futsal no ano de 1992, com o time da Perdigão/Metasa.

38 – A chegada dos Freis Capuchinhos, que assumiram a assistência espiritual da comunidade, ocorreu em 1934.

 

39 – A inauguração do Colégio Cristo Rei foi em 1949.

 

40 – O Colégio Gabriel Taborin transferiu-se de Vila Maria para Marau no ano de 1992.

 

41 –  A FABE, Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, iniciou suas atividades acadêmicas no segundo semestre do ano de 2002. Foi a primeira faculdade de Marau.

42 – No final dos anos 90 e início dos anos 2000, Marau realizava uma festa junina cujo nome fazia alusão ao Rock in Rio. Era o Fest in Roça.

 

43 – Em 2019 foram comemorados os 30 anos de realização da Festa Italiana de Marau. Nos primeiros anos a programação durava uma semana, atualmente é um mês de atividades culturais e gastronômicas. 

44 – Originalmente, a torre da Matriz não fazia parte da primeira construção da Igreja, ela foi anexada anos depois.

 

45 – O Clube Liberdade, hoje chamado de GEL, foi muito conhecido pelos seus carnavais e festas. Ele já esteve localizado no centro da cidade, onde hoje é uma loja de confecções.

 

46 – O Hotel De Conto, localizado no centro da cidade, já se chamou Hotel do Sul.

 

47- A primeira edição do Marau em 2 rodas aconteceu no dia 26 de Abril de 2003, uma realização e organização do moto clube Sem Destino. A festa ocorreu em frente ao posto do Barão.

 

48 – O primeiro prédio da cidade de Marau foi o prédio do Fuga, que até hoje está de pé e pronto para receber novos moradores.

 

49 – Marau tem um dos clubes de Caça e Pesca mais modernos do estado inteiro.

 

50 – Marau tem um clube de carros antigos, é o Veteran Car Club, que realiza um encontro por ano reunindo raridades automobilísticas.

 

51 –  Marau é uma das únicas cidades do país que realiza uma Romaria em honra à Santa Maria Bernarda, fundadora da congregação das Irmãs Franciscanas, que foi santificada poucos anos atrás pelo então Papa Bento XVI.

 

52 – Em Marau está localizada uma réplica do Leão Alado, monumento instalado originalmente na cidade Italiana de Veneza.

 

53 – Todo dia 11 acontece a missa da promessa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. A missa tem esse nome devido a um juramento feita numa época de grande estiagem na cidade, basicamente era: se chovesse, todo dia 11 a missa da promessa seria realizada. E choveu!

 

54 – Em 2020 a Comenda do Gel comemora 35 anos, já a Comenda Jovem comemora 30 anos.

 

55 – Marau já teve um time de voleibol feminino que disputou competição nacional. Em 2019 e 2018 o CEFA jogou a Superliga B.

 

56 – O primeiro jornal que circulou na cidade tinha o nome de “O Salame”.

 

57 – No ano de 2015 a Revista IstoÉ, juntamente da Austin Rating, indicou que Marau está entre as melhores cidades de pequeno porte para se viver em todo o Brasil, ocupando o quinto lugar em ranking nacional, e primeiro no estado do Rio Grande do Sul.

 

58 – Desde 2015, a cidade de Marau possui um sistema de vigilância por câmeras, conhecido como Olho Vivo, onde a Brigada Militar monitora diariamente e ajuda na segurança da comunidade. 

 

59 – Marau possui uma equipe profissional de Futsal, a AMF, que foi constituída em 26 de Fevereiro de 2002, mas nos primeiros anos disputou apenas amador. O retorno ao profissional foi em 19 de Janeiro de 2016.

 

60 – No aniversário de 60 anos de Marau, foi criado o evento “Bolo gigante” para comemorar os aniversários da cidade, neste ano serão 65 bolos em razão dos 65 anos da cidade.

 

61 – Marau possui uma orquestra, a Orquestra do Sesi, que completou 10 anos em Outubro de 2019.

 

62 – No ano passado, o Município de Marau ficou em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, ranking nacional que indica as cidades mais limpas do Brasil.

 

63 – Marau tem como característica mais marcante o seu desenvolvimento, que é a diversidade em todas as áreas, oriunda da vocação empreendedora de seu povo.

64 – E fazendo parte desta história, a Marodim Imóveis e a ZM Empreendimentos, nestes mais de 20 anos de atuação e experiência no mercado imobiliário e na construção civil, vem contribuindo para o desenvolvimento de Marau e região. Oferecendo uma gama de serviços, investindo em inovação, tecnologia, e agregando as pessoas certas para encontrar as melhores soluções e excelência nos serviços prestados, gerando grandes experiências para o cliente e para a cidade de Marau. 

 

65 – Quem nasce em Marau é chamado de Marauvilhoso.

 

Você conhecia essas curiosidades e fatos? Tem algo que deixamos de fora e você gostaria de incluir na lista? Conta pra gente! 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *