A importância do empreendedorismo feminino

No dia 19 de novembro, data escolhida pela ONU, é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) 24 milhões de mulheres tem seu próprio negócio no Brasil. Busca por horários mais flexíveis, dificuldades de ser inserida no mercado de trabalho são alguns dos aspectos que levam as mulheres a empreender. Além disso, pesquisas mostram que 45% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres.

O empreendedorismo feminino é um caminho para a independência financeira da mulher, e uma forma de gerar empregos, apoiar outras mulheres a obter realização pessoal e também diz respeito a liderança feminina e amplia  visibilidade das mulheres, rompendo com barreiras sociais estigmatizadas.

Uma análise feita pelo SEBRAE mostrou que as mulheres empreendedoras são mais jovens e têm um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens, porém, elas continuam ganhando 22% menos que os empresários. Quando se trata de acesso a crédito e financiamento, as empresárias têm acesso a aproximadamente R$13 mil a menos da média liberada para os homens. 

A presença de mulheres no mercado e nos negócios traz um impacto positivo, e precisamos apoiar o trabalho dessas mulheres. Uma forma de fazer isso é divulgar, compartilhar e consumir o trabalho delas. Seja nas redes sociais ou no dia a dia, é importante dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres.

E em Marau…. 

Ah Marau! Uma cidade moderna e uma das mais promissoras do Rio Grande do Sul, lugar que tem como essência um povo empreendedor e hospitaleiro. Segundo dados de 2019, Marau foi escolhida pelo SEBRAE como uma cidade empreendedora. A seleção foi feita pelo perfil de progresso e força, aliado às ações empreendedoras que a cidade tem.

E claro, nesse cenário, está inserida a força da Mulher Marauense. São mulheres de atitude, que se destacam pelo protagonismo, empatia e inovação. Que estão sempre buscando desenvolvimento empresarial local, crescimento pessoal, sucesso profissional e independência financeira.

A cidade tem muitos exemplos de mulheres fortes e batalhadoras para nos inspirarmos. Autoras das suas próprias histórias, elas têm muitos conselhos, histórias e situações da vida para contar, por isso é tão importante prestarmos a atenção nos legados que muitas dessas mulheres deixaram para as próximas gerações, para que possamos projetar um futuro ainda mais promissor.

A inspiração que vem do exemplo é extremamente poderosa, e pode ajudar a construir uma trajetória de sucesso profissional e brilhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *